segunda-feira, 18 de abril de 2016

DICAS PARA DESPERTAR NOS ALUNOS O GOSTO PELA LEITURA

Gostar de ler não é algo que nasce com a criança, mas que ela desenvolve ao longo de sua existência através dos estímulos que recebe para tal atividade.
          O professor pode despertar o gosto de ler através da criação de um ambiente em que o aluno se sinta curioso pelos livros e da disposição de atividades que influência o aluno a trabalhar diretamente com a leitura. A seguir, citarei dicas que auxiliarão o professor nesse processo.

RESERVAR LUGARES NA SALA DE AULA PARA GUARDAR LIVROS
        Não deve haver um dia em que será a aula da leitura, o aluno deve ver o ato de ler com algo comum que pode ser feito sem um texto específico e para isso é preciso quebrar esse sentimento de estranheza em relação aos livros. Portanto, reservar lugares na sala de aula é importante para que os alunos se acostumem com a leitura e possam pegar um livro para folhear.

SER UM EXEMPLO DE LEITOR PARA O EDUCANDO
       É comum, ao longo do tempo de estudo, que os professores falem sobre os benefícios que a leitura pode trazer, indiquem livros e ressaltem suas qualidades. Mas alguns desses professores nunca levaram um livro para a turma e nem se quer foi visto acompanhado de um livro.
        O ato de mostrar para o aluno que mesmo sendo um professor, ainda lê, é uma das formas mais simples de estimular a leitura e ainda pode despertar a curiosidade dos alunos.
Portanto, o professor deve dever demonstrar o amor que tem pela leitura. Considero esse tópico muito importante.

ATRAVÉS DE TEXTOS QUE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS, MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA
       É certo que os alunos não terão interesse em textos que não têm relação com suas realidades ou que não despertam sentimento algum. Além de gostar de ler, é preciso ter um motivo ou uma necessidade.
      Os professores precisam conhecer os interesses de seus alunos e a partir disso selecionar textos e livros de acordo com os gostos apresentados para trabalhar em cima deles, lendo e interpretando.
      É preciso mostrar que um livro (ou um texto) pode ser um amigo para conversar e trocar ideias. É necessário mostrar a utilidade da literatura. Muitos alunos não leem, pois não encontram um motivo para isso, não veem como algo importante e isso não é culpa deles e sim de uma sociedade imediatista que só vê utilidade em algo que lhe traga uma resposta rápida.
    Muitos adolescentes costumam ler livros de ficção, mas é difícil perceber a utilidade dele em nossas vidas. Portanto, utilizar livros que não são de ficção pode ser um bom método para mostrar esse sentido de necessidade e utilidade da literatura.

PROMOVER PROJETOS A PARTIR DA LEITURA
Propor atividades que possam trabalhar qualquer obra, saindo do comum e integrando o grupo.
      Exemplos de atividades:
   Fazer a leitura em voz alta, aproveitando os diálogos para cada aluno fazer o papel de um personagem;
   Organizar uma feira de leitura para toda a escola, onde os alunos serão os organizadores e terão que apresentar um livro escolhido;
   Fazer uma leitura dramatizada onde os alunos incorporam os personagens, podendo se caracterizar ou apresentar imagens dos fatos.
   Trabalhar o livro com música, onde cada grupo fica responsável por um capítulo e tem que contar sua história produzindo uma música;
   Reinventar os personagens, podendo desenhá-los de acordo com a narração do livro.
   Montar uma peça teatral de algum referido acontecimento de uma obra literária.
      É importante que o professor aproveite esses métodos para estimular a leitura de seus alunos, mas não se esquecendo de apresentar o contexto social, político e econômico que cada obra literária apresenta. Caso um livro relacione outro ator, comente essa relação, apresente as diferenças, influências e torne essa leitura uma questão humana e não só um objeto de aprendizado.
      Essas foram algumas ideias que podem apresentar eficácia em seu objetivo. E mesmo cada turma exigindo uma postura diferente do professor, esperamos que você possa utilizar uma destas sugestões. 
 Se você usou algum método distinto que houve um resultado positivo, compartilhe com a gente nos comentários, seu método pode auxiliar muitos professores nessa difícil missão de estimular a leitura em nossos alunos.

REFERÊNCIAS


                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário