Gostar de ler não é
algo que nasce com a criança, mas que ela desenvolve ao longo de sua existência
através dos estímulos que recebe para tal atividade.
O professor pode despertar o gosto de ler através da
criação de um ambiente em que o aluno se sinta curioso pelos livros e da
disposição de atividades que influência o aluno a trabalhar diretamente com a
leitura. A seguir, citarei dicas que auxiliarão o professor nesse processo.
RESERVAR
LUGARES NA SALA DE AULA PARA GUARDAR LIVROS
Não deve haver um dia em que será a aula da leitura, o
aluno deve ver o ato de ler com algo comum que pode ser feito sem um texto
específico e para isso é preciso quebrar esse sentimento de estranheza em
relação aos livros. Portanto, reservar lugares na sala de aula é importante
para que os alunos se acostumem com a leitura e possam pegar um livro para
folhear.
SER
UM EXEMPLO DE LEITOR PARA O EDUCANDO
É comum, ao
longo do tempo de estudo, que os professores falem sobre os benefícios que a
leitura pode trazer, indiquem livros e ressaltem suas qualidades. Mas alguns
desses professores nunca levaram um livro para a turma e nem se quer foi visto acompanhado
de um livro.
O ato de mostrar para o aluno que mesmo sendo um professor,
ainda lê, é uma das formas mais simples de estimular a leitura e ainda pode
despertar a curiosidade dos alunos.
Portanto, o professor
deve dever demonstrar o amor que tem pela leitura. Considero esse tópico muito
importante.
ATRAVÉS
DE TEXTOS QUE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS, MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA
LITERATURA
É certo que os alunos não terão interesse em textos que não
têm relação com suas realidades ou que não despertam sentimento algum. Além de
gostar de ler, é preciso ter um motivo ou uma necessidade.
Os professores precisam conhecer os interesses de seus
alunos e a partir disso selecionar textos e livros de acordo com os gostos
apresentados para trabalhar em cima deles, lendo e interpretando.
É preciso mostrar que um livro (ou um texto) pode ser um
amigo para conversar e trocar ideias. É necessário mostrar a utilidade da
literatura. Muitos alunos não leem, pois não encontram um motivo para isso, não
veem como algo importante e isso não é culpa deles e sim de uma sociedade
imediatista que só vê utilidade em algo que lhe traga uma resposta rápida.
Muitos adolescentes costumam ler livros de ficção, mas é
difícil perceber a utilidade dele em nossas vidas. Portanto, utilizar livros
que não são de ficção pode ser um bom método para mostrar esse sentido de
necessidade e utilidade da literatura.
PROMOVER
PROJETOS A PARTIR DA LEITURA
Propor atividades que possam trabalhar qualquer obra,
saindo do comum e integrando o grupo.
Exemplos de atividades:
― Fazer
a leitura em voz alta, aproveitando os diálogos para cada aluno fazer o papel
de um personagem;
― Organizar
uma feira de leitura para toda a escola, onde os alunos serão os organizadores
e terão que apresentar um livro escolhido;
― Fazer
uma leitura dramatizada onde os alunos incorporam os personagens, podendo se
caracterizar ou apresentar imagens dos fatos.
― Trabalhar
o livro com música, onde cada grupo fica responsável por um capítulo e tem que
contar sua história produzindo uma música;
― Reinventar
os personagens, podendo desenhá-los de acordo com a narração do livro.
― Montar
uma peça teatral de algum referido acontecimento de uma obra literária.
É importante que o professor aproveite esses métodos para
estimular a leitura de seus alunos, mas não se esquecendo de apresentar o
contexto social, político e econômico que cada obra literária apresenta. Caso
um livro relacione outro ator, comente essa relação, apresente as diferenças,
influências e torne essa leitura uma questão humana e não só um objeto de
aprendizado.
Essas foram algumas ideias que podem apresentar eficácia em
seu objetivo. E mesmo cada turma exigindo uma postura diferente do professor, esperamos
que você possa utilizar uma destas sugestões.
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