domingo, 8 de maio de 2016

INTRODUÇÃO DA LEITURA PARA CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS

Crianças de três a quatro anos de idade ainda não desenvolveram suas capacidades de leitura, pois esta ainda não é a fase de alfabetização. Mas como podemos despertar o gosto pela leitura em uma criança que ainda não lê?
Um dos maiores desafio do professor na Educação Infantil é conseguir atrair a atenção das crianças ao contar uma história. 
Em minha carreira em sala de aula já me deparei com muitos profissionais que não conseguiram despertar nas crianças o gosto pela leitura, pois eles simplesmente abriam o livro e narravam a historia sem ao menos dar uma ênfase na voz. Era questão de minutos para as crianças perderem a atenção.
Se isso já aconteceu com você professor em sala de aula, segue algumas dicas para evitar outra vez:
·         Nunca prolongue a historia, crianças de três e quatro anos não se prendem por muito tempo, aconselho 20 minutos.
·         Nunca fale no mesmo tom de voz (pode despertar o sono), enfatize partes da historia e mude o tom nos diálogos entre os personagens.
·         Movimente-se ,encena, seja o personagem.
·         Se houver alguma música que se encaixe na história, cante-a.
Agora nos direcionemos para a interpretação. As crianças desta faixa etária (3-4) não sabem ler palavras, mas sabem entender as imagens, para eles a imaginação é quem manda. Os livros ilustrativos se tornam muito importante nesta fase, pois esses livros os levam a desenvolver sua própria história partindo das figuras do livro.
                                                       
SUGESTÃO PARA AS AULAS DE LEITURA

Mostre a eles uma figura de um livro, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho.
E questione a turma com perguntas, como:
·         NOSSA QUEM É ESSE DE LÍNGUA PARA FORA?
·         ONDE ELES ESTÃO?
·         E ESSA MENINA O QUE ELA ESTA LEVANDO? UMA CESTA?! PARA QUEM?!
Obviamente a turma se empolgará, (você irá ter que deixar claro que só uma pessoa por vez que fala), poderá continuar com a sua imaginação a história, que poderá não se aproximar do real e logo em seguida você poderá contar realmente a verdadeira história para que eles conheçam.
Apenas nesse diálogo, você terá desenvolvido a leitura de imagem, a imaginação, a concentração, o respeito com a vez do outro e terá despertado a curiosidade por aquela história.
Se sua sala for numerosa, e você professor achar que essa atividade causará tumulto, monte pequenos grupos, dê um livro para cada e questione-os separadamente.
E para concretizar esta atividade, peça para que eles desenhem a parte que mais gostaram da história, isso será uma bela reprodução de texto para idade deles. Lembrando que crianças de três anos de idade ainda não fazem desenhos concretos, então pergunte o que significa aquele rabisco, bolinha ou pauzinho que eles fizeram na folha. Se for referente à história, te garanto que sua aula foi bem sucedida.
Existe uma diversidade de ótimos recursos para a aula de leitura ficar interessante.  Então seja criativo! Execute esta atividade espaços diferentes, cante, encene, faça um cenário. Uso sua criatividade até onde puder.

RECURSOS AUXILIADORES:
·         Tapete de história;
·         Avental de histórias;
·         Fantoches, dedoches e luvas de historia;
·         Músicas de contos clássicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário