Crianças de três a
quatro anos de idade ainda não desenvolveram suas capacidades de leitura, pois esta
ainda não é a fase de alfabetização. Mas como podemos despertar o gosto pela
leitura em uma criança que ainda não lê?
Um dos maiores desafio do
professor na Educação Infantil é conseguir atrair a atenção das crianças ao
contar uma história.
Em minha carreira em
sala de aula já me deparei com muitos profissionais que não conseguiram
despertar nas crianças o gosto pela leitura, pois eles simplesmente abriam o
livro e narravam a historia sem ao menos dar uma ênfase na voz. Era questão de
minutos para as crianças perderem a atenção.
Se isso já aconteceu
com você professor em sala de aula, segue algumas dicas para evitar outra vez:
·
Nunca prolongue a historia, crianças de três
e quatro anos não se prendem por muito tempo, aconselho 20 minutos.
·
Nunca fale no mesmo tom de voz (pode
despertar o sono), enfatize partes da historia e mude o tom nos diálogos entre
os personagens.
·
Movimente-se ,encena, seja o personagem.
·
Se houver alguma música que se encaixe
na história, cante-a.
Agora nos direcionemos
para a interpretação. As crianças desta faixa etária (3-4) não sabem ler
palavras, mas sabem entender as imagens, para eles a imaginação é quem manda.
Os livros ilustrativos se tornam muito importante nesta fase, pois esses livros
os levam a desenvolver sua própria história partindo das figuras do livro.
SUGESTÃO PARA AS AULAS DE LEITURA
Mostre
a eles uma figura de um livro, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho.
E questione a turma com
perguntas, como:
·
NOSSA QUEM É ESSE DE LÍNGUA PARA FORA?
·
ONDE ELES ESTÃO?
·
E ESSA MENINA O QUE ELA ESTA LEVANDO?
UMA CESTA?! PARA QUEM?!
Obviamente a turma se
empolgará, (você irá ter que deixar claro que só uma pessoa por vez que fala),
poderá continuar com a sua imaginação a história, que poderá não se aproximar
do real e logo em seguida você poderá contar realmente a verdadeira história
para que eles conheçam.
Apenas nesse diálogo,
você terá desenvolvido a leitura de imagem, a imaginação, a concentração, o
respeito com a vez do outro e terá despertado a curiosidade por aquela
história.
Se sua sala for numerosa, e você
professor achar que essa atividade causará tumulto, monte pequenos grupos, dê
um livro para cada e questione-os separadamente.
E para concretizar esta
atividade, peça para que eles desenhem a parte que mais gostaram da história,
isso será uma bela reprodução de texto para idade deles. Lembrando que crianças
de três anos de idade ainda não fazem desenhos concretos, então pergunte o que
significa aquele rabisco, bolinha ou pauzinho que eles fizeram na folha. Se for
referente à história, te garanto que sua aula foi bem sucedida.
Existe uma diversidade
de ótimos recursos para a aula de leitura ficar interessante. Então seja criativo! Execute esta atividade
espaços diferentes, cante, encene, faça um cenário. Uso sua criatividade até
onde puder.
RECURSOS AUXILIADORES:
·
Tapete de história;
·
Avental de histórias;
·
Fantoches, dedoches e luvas de historia;
·
Músicas de contos clássicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário