Foi realizado em uma escola de educação infantil, que atende crianças de
3 anos a 5 anos, um projeto com o objetivo de criar uma relação escola-família
com a leitura.
Conquistou ótimos resultados, principalmente com as crianças de 5 anos
que estão começando a ter contato com a alfabetização e que também já conseguem
reproduzir a história em forma de teatro com os materiais disponíveis na pasta,
despertando neles o interesse pela leitura e a imaginação, onde eles mesmos podem
ser o personagem ou o autor da cena.
E para crianças de 3 a 4 anos é importante para que eles tenham
estímulo, contato desde mais novos e para que tenham o prazer de ler mesmo que seja
as imagens e não o letramento da história.
Como relata Cunha “se o homem se constitui a proporção de conceitos, a
infância se caracteriza por ser o momento basilar e primordial dessa
constituição e a literatura infantil um instrumento relevante dele.” (1991, p.
105), mesmo que ainda seja por estímulo, a leitura constrói o homem, e ela deve
ser apresentada desde criança.
Projeto desenvolvido pela professora IRISNEIDE com a contribuição da
professora Natália, na Instituição de Ensino Infantil Cristo Rei.
DESCRIÇÃO DO PROJETO
A princípio, o professor terá que elaborar uma pasta onde dentro dela terá
um livro de história infantil, um caderno de anotação, canetinha ou giz de cera
e um recurso diferente (máscara, fantoche, etc.) para contar história.
É importante confeccionar a pasta com algum tema de história e com o
nome do projeto (Me conte um conto). Quanto mais bonito, mais chamará a atenção
da criança e da família. Dentro da pasta deve estar a descrição do projeto, os
objetivos e o que a família terá que realizar com as materiais.
Vale lembrar que a duração desse projeto é longa, pois a pasta deve ir
para a casa da criança (damos o prazo de dois dias para a devolução da pasta na
escola) e de mês em mês trocamos a historia, e já você entenderá o motivo.
A Nossa pasta ficou assim:
- Tema: Cachinhos Dourados
Obs.: o tema da pasta é Cachinhos Dourados,
de mês em mês trocamos de história que vai nela, mas a confecção da pasta é a
mesma.
Os recursos podem ser diversos como
fantoches, máscaras, fantasias, tapete de historia e etc., vai da criatividade do
professor.
Um dos recursos utilizados por nós são:
(Imagem 1) Mascarás dos três porquinhos e do
lobo mal.
(Imagem
2) Reprodução feita pelos alunos em casa, em forma de desenho.
E, por fim, a escola deve deixar aberta um dia do mês para algum dos
pais que receberam esse projeto em casa irem à sala do seu filho para contar
essa historia a eles, por esse motivo a cada mês é preciso mudar de historia.
(Imagem
3) Uma mãe contando a história da Chapeuzinho Vermelho para a turma do seu
filho, utilizando o recurso de fantoche que outra mãe fez e deu para as professoras
usarem no projeto, isso mostra o quanto os pais incentivam e colaboram com o
projeto.
É importante deixar claro para os pais
que, primeiro eles devem contar a história para criança com a ajuda dela, e
depois pedir para que a criança tente contar a história sozinha.
Conscientizar a criança e a família, que se deve ter zelo com a pasta e com os materiais que vão nela.
Conscientizar a criança e a família, que se deve ter zelo com a pasta e com os materiais que vão nela.
A seguir, será apresentado um vídeo de um aluno que participou do
projeto na escola e sua mãe gravou e disponibilizou para publicarmos. No vídeo,
o garoto reproduz a história que a família contou para ele.
Espero que tenham gostado do projeto, e caso haja alguma dúvida ou ideia
para aprimorá-lo, deixe por
escrito nos comentários.
REFERÊNCIAS
Imagem de Cachinhos dourados: Tirada e disponibilizada pela autora do texto.
Imagens 1 e 2: Tirada e
disponibilizada para o blog pela mãe dos alunos.
Imagem 3: Tirada e
disponibilizada pela autora do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário