domingo, 8 de maio de 2016

MAURÍCIO DE SOUSA E A TURMINHA MAIS FAMOSA DO BRASIL

Maurício de Sousa nasceu em 27 de outubro de 1935, Santa Isabel, São Paulo. Filho da poetisa Petronilha Araújo de Souza e do poeta Antônio Mauricio de Souza. Conhecido por ser cartunista e empresário brasileiro
Mais reconhecido, por ser criador da “Turma da Mônica” um grande sucesso até hoje, sempre com novos lançamentos e histórias. Sendo até transformada em desenho animado, em jogos, produtos diversificados e em revista estilo mangá, mas conhecido como “A Turma da Mônica Jovem” (feito para jovens), porém nem sempre seguimos tais rotulações, revistas em quadrinhos, ou melhor, “A Turma da Mônica” e suas outras obras são diversificadas e acolhem as diferentes idades e pessoas.
Sua carreira começa a ser traçada desde sua infância, em Mogi das Cruzes, onde inicia seus desenhos e rabiscos em cadernos escolares. Tempos mais tarde, retratava para comerciantes da região pôsteres e cartazes. Ao mudar-se para São Paulo, com seus 19 anos de idade trabalhou no Jornal da Folha da Manhã com reportagens policiais e ilustrações.
Ilustração 1

Foi a partir deste acontecimento, que em 1959, Mauricio de Sousa começou a criar seus personagens, ainda estava neste ramo e assim criou seu primeiro personagem O BIDU- o cachorrinho adorável, extremamente inteligente do Franjinha. Após esse surgimento, começou a serem publicadas suas tiras semanalmente no Jornal da Folha da Manhã, tendo-se como protagonistas “Franjinha e Bidu” assim dando inicio a sua carreira. Posteriormente foi-se criando e surgindo suas várias outras criações, seus diversos personagens. Neste contexto, em 2007, criou uma de suas maiores criações e que lhe trouxe o sucesso que tem até hoje, que foi a “Mônica”- inspirada em sua filha Mônica Spada e Sousa- sendo a primeira personagem a adquirir a homenagem de “Embaixadora da UNICEF” e “Embaixadora do Turismo Brasileiro” Mauricio de Sousa também recebeu uma homenagem sendo recebido como “Escritor para Crianças do UNICEF”.       
Com o surgimento e publicação da “A Turma da Mônica Jovem”– personagens com 15 anos de idade, adolescentes- vendeu cerca de mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos, das quatro primeiras publicações.
Atualmente, suas histórias são conhecidas, não somente no Brasil, mas cerca de 50 países conhecem suas obras, seguem e acompanham suas publicações, de quadrinhos à tiras de jornais.
De publicações Mauricio de Sousa chega por volta de 1 bilhão de publicações. Entre quadrinhos, livros ilustrados, álbuns de figurinhas, CDs, livros de braile, tridimensionais e etc..
Existem mais de 100 mil indústrias internacionais e nacionais que utilizam as ilustrações de Mauricio de Sousa para promover seus comércios e produzir uma diversidade de produtos- desde jogos, roupas, brinquedos, material escolar, produtos alimentícios, revistas, livros, vídeos, entre outros.
Ilustração 2


No ano de 2013, comemorou-se o aniversário de 50 anos da “Turma da Mônica”. 

Ilustração 3
Ilustração 4
Saiba mais nos links : http://turmadamonica.uol.com.br/ - site que têm desde jogos da turma da Mônica, lançamentos, história de personagens (algumas HQs têm aspectos sociais e educativos, relacionando meio ambiente, saúde, etc..) e entre outras curiosidades, para quem é extremamente fã desta turminha, ou ainda está começando a se tornar, este site é um “prato cheio”! Visite-o e saiba mais, divirta-se e indique para seus alunos se achar interessante e educativo!

http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/ - Veja mais sobre a Turma da Mônica, neste blog. você encontrará de forma resumida o que aconteceu em algumas edições da Turminha mais divertida do Brasil!


PERSONAGENS CRIADOS POR MAURICIO DE SOUSA
Turma da Mônica;
Astronauta;
Turma da Tina;
Turma do Bidu;
Turma do Chico Bento;
Turma do Penadinho;
Turma do Peteleco;
Turma da Mônica Jovem;
Turma do Cebola Jovem;
Turma do Pelezinho;
Turma do Dieguito;
Horácio;           
Turma da Mata;
Papa Capim;
Nico Demo;
Ronaldinho Gaucho.

HOMENAGENS, PRÊMIOS E TÍTULOS
Homenagem da Escola de Samba Unidos do Peruche (São Paulo, 2007);
Medalha do Vaticano (Washington, DC, 2004);
Medalha de Vermeil (França, 2008);
Prêmio Pulcinella, pelo conjunto da obra (Itália, 2011);
Prêmio Gran Guinigi, pela revista Mônica (Itália, 1971);
Prêmio de Literatura Infantil da ABL (Brasil, 1999);
Doutor Honoris Causa da Universidade La Roche (Pittsburgh, 2001);
Troféu Yellow Kid, o Oscar dos Quadrinhos Mundiais (Itália, 1971).

REFERÊNCIAS
Biografia – Mauricio de Sousa. 2016. E- Biografias. Disponível em < http://www.e-biografias.net/mauricio_de_sousa/>. Acesso em: 26 de Abril de 2016.

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário