segunda-feira, 9 de maio de 2016

TRABALHANDO A LEITURA COM CRIANÇAS DE 7 A 8 ANOS

Com o desenvolvimento e a curiosidade aflorando, a criança dessa faixa etária consegue decifrar códigos e reconhecer algumas palavras.  Com isso, é importante que ela seja incentivada.
As pessoas que cercam essa criança (professores, pais etc.) são fundamentais nesta etapa, pois se mostrando leitores despertarão na criança a curiosidade e o gosto pela leitura.
No entanto, nessa faixa etária ela vê os livros com outros olhos. Utiliza-os para descobrir e relacionar letras, sílabas e palavras que já conhecem, podendo até ler frases curtas (estas descobertas são muito significativas e motivadoras).
Nesta idade é fundamental o incentivo através de livros com bastantes ilustrações que despertará a curiosidade, deixando que a criança opine pelo tipo de leitura que quer, trabalhando o interesse e motivando não apenas ler o que está escrito, mas fazer sua própria releitura (por desenho ou por escrito).  Isso auxiliará com que o indivíduo desenvolva a interpretação e a memorização de fatos já acontecidos.
Este método pode ser incentivado através de atividades em rodas de leituras e reprodução artística.
São recomendados livros de contos, que fale sobre a escola, que incentive a relação com outras pessoas, que ensine o alfabeto e vocabulário, entre outros temas.

A seguir será apresentada uma lista de livros, da autora Ruth Rocha, indicados para essa faixa etária:

·         A ESCOLA DE MARCELO (RUTH ROCHA):
Imagem 1

·       A FANTÁSTICA MÁQUINA DOS BICHOS (RUTH ROCHA):
Imagem 2

·       A MÁQUINA MALUCA (RUTH ROCHA):
Imagem 3

·       A MENINA QUE APRENDEU A VOAR (RUTH ROCHA):
Imagem 4

·       EUGÊNIO, O GÊNIO (RUTH ROCHA):
 
Imagem 5


·       O BAIRRO DE MARCELO (RUTH ROCHA):
Imagem 6

·   FÁBULAS DE ESOPO (RUTH ROCHA): 

Imagem 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário