segunda-feira, 9 de maio de 2016

PROJETO: ME CONTE UM CONTO

    Foi realizado em uma escola de educação infantil, que atende crianças de 3 anos a 5 anos, um projeto com o objetivo de criar uma relação escola-família com a leitura.
    Conquistou ótimos resultados, principalmente com as crianças de 5 anos que estão começando a ter contato com a alfabetização e que também já conseguem reproduzir a história em forma de teatro com os materiais disponíveis na pasta, despertando neles o interesse pela leitura e a imaginação, onde eles mesmos podem ser o personagem ou o autor da cena.
    E para crianças de 3 a 4 anos é importante para que eles tenham estímulo, contato desde mais novos e para que tenham o prazer de ler mesmo que seja as imagens e não o letramento da história.
    Como relata Cunha “se o homem se constitui a proporção de conceitos, a infância se caracteriza por ser o momento basilar e primordial dessa constituição e a literatura infantil um instrumento relevante dele.” (1991, p. 105), mesmo que ainda seja por estímulo, a leitura constrói o homem, e ela deve ser apresentada desde criança.
    Projeto desenvolvido pela professora IRISNEIDE com a contribuição da professora Natália, na Instituição de Ensino Infantil Cristo Rei.

DESCRIÇÃO DO PROJETO     

    A princípio, o professor terá que elaborar uma pasta onde dentro dela terá um livro de história infantil, um caderno de anotação, canetinha ou giz de cera e um recurso diferente (máscara, fantoche, etc.) para contar história.
   É importante confeccionar a pasta com algum tema de história e com o nome do projeto (Me conte um conto). Quanto mais bonito, mais chamará a atenção da criança e da família. Dentro da pasta deve estar a descrição do projeto, os objetivos e o que a família terá que realizar com as materiais.
   Vale lembrar que a duração desse projeto é longa, pois a pasta deve ir para a casa da criança (damos o prazo de dois dias para a devolução da pasta na escola) e de mês em mês trocamos a historia, e já você entenderá o motivo.
   A Nossa pasta ficou assim:
- Tema: Cachinhos Dourados


Obs.: o tema da pasta é Cachinhos Dourados, de mês em mês trocamos de história que vai nela, mas a confecção da pasta é a mesma.
Os recursos podem ser diversos como fantoches, máscaras, fantasias, tapete de historia e etc., vai da criatividade do professor.



Um dos recursos utilizados por nós são
(Imagem 1) Mascarás dos três porquinhos e do lobo mal.
(Imagem 2) Reprodução feita pelos alunos em casa, em forma de desenho.
               
   E, por fim, a escola deve deixar aberta um dia do mês para algum dos pais que receberam esse projeto em casa irem à sala do seu filho para contar essa historia a eles, por esse motivo a cada mês é preciso mudar de historia.

(Imagem 3) Uma mãe contando a história da Chapeuzinho Vermelho para a turma do seu filho, utilizando o recurso de fantoche que outra mãe fez e deu para as professoras usarem no projeto, isso mostra o quanto os pais incentivam e colaboram com o projeto.


É importante deixar claro para os pais que, primeiro eles devem contar a história para criança com a ajuda dela, e depois pedir para que a criança tente contar a história sozinha.
Conscientizar a criança e a família, que se deve ter zelo com a pasta e com os materiais que vão nela.
 A seguir, será apresentado um vídeo de um aluno que participou do projeto na escola e sua mãe gravou e disponibilizou para publicarmos. No vídeo, o garoto reproduz a história que a família contou para ele.


   Espero que tenham gostado do projeto, e caso haja alguma dúvida ou ideia para aprimorá-lo, deixe por escrito nos comentários.

REFERÊNCIAS

            Imagem de Cachinhos dourados: Tirada e disponibilizada pela autora do texto.
Imagens 1 e 2: Tirada e disponibilizada para o blog pela mãe dos alunos.

Imagem 3: Tirada e disponibilizada pela autora do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário