domingo, 1 de maio de 2016

MONTEIRO LOBATO



Imagem 1
Imagem 2: Caricatura
Monteiro Lobato (1882-1948), nasceu no dia 18 de abril de 1882 , em Taubaté, São Paulo. Morreu em 04 de julho de 1948, com 66 anos. Foi um escritor e editor brasileiro, percursor da literatura infantil no Brasil, inovando-a  e associando à realidade com a fantasia. Como a seguinte citação sua "Tudo tem origem dos sonhos. Primeiro sonhamos depois fazemos.". Deixa explícito sobre sua visão literária e como é importante a fantasia, os sonhos.
     Antes de se tornar escritor formou-se em Direito, exerceu o ofício como promotor público, foi fazendeiro e após receber uma herança do seu avô começou sua carreira como escritor, publicando em jornais e revistas suas criações.
  Suas obras literárias são marcadas pela a imaginação e criação de personagens marcantes nada convencionais, um autor extremamente criativo, conhecido pelos jovens e pelas crianças.
       Sendo editor Monteiro Lobato implantou diversas obras e renovações de livros didáticos infantis.
   Criador de livros infantis, mas também de obras literárias que são marcadas pela vertente nacionalista. Um livro que é marcante nesta vertente é o livro "Urupês" onde retrata em um personagem (Jeca Tatu) o caipira brasileiro, destacando sua ignorância e pobreza em que vive. Remontando a imagem do meio e das pessoas que vivem na área rural.    
    Monteiro é conhecido pela sua principal obra "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", onde a sua criatividade é bem explícita nos personagens que criou, obra que foi adaptada para a televisão e atualmente em desenho animado. Emília (uma boneca que fala, cheia das traquinagens, com um grande sendo crítico, onde seus sentimentos e ideais são independentes), Rabicó (um porco que fala e se veste que nem gente, extremamente guloso), Pedro (o personagem que mais se identifica com o Monteiro Lobato), Visconde de Sabugosa (um a espiga de milho, muito sábia, que tem atitudes de adulto), Cuca (a vilã, a bruxa que tem cara de jacaré, sempre a espreita arquitetando planos e aterrorizando todos do sítio), Dona Benta, Dona Anastácia, Narizinho, Saci Pererê e outros..Nesta obra ele constrói um enredo maravilhoso, cheio de fantasias e sonhos que mal poderíamos imaginar mas misturados (saindo da fantasia a realidade com a ajuda da linguagem), com personagens curiosos e críticos.
     Escrevia mas adaptava livros também.. Ele via a leitura como um instrumento muito importante na vida das pessoas.

PRINCIPAIS OBRAS :
·         “Reinações de Narizinho” (1921);
Imagem 3

·         “O Saci” (1921);
·         “O Marquês de Rabicó” (1922);
·         “A Caçada da Onça” (1924);
·         “Viagem do Céu” (1932);
·          “Sítio do Pica-Pau Amarelo” (1939) ;
·         "Idéias de Jeca Tatu", conto (1918);
·         "Urupês", conto (1918);
·         "Cidades Mortas", conto (1920);
·         "Negrinha", conto (1920);

·         Entre VÁRIAS outras..



















REFERÊNCIAS

GOMES, Cristina. Biografia - Monteiro Lobato.2016. Infoescola. Disponível em <http://www.infoescola.com/literatura/monteiro-lobato/>. Acesso em : 23 de abril de 2016.
Imagem 1,  retirada do link:
Imagem 2, retirada do link: 
Imagem 3, retirada do link:
                                                              

Um comentário: